Na tarde de hoje, sexta feira 08 de março, a empresa SELETA ganhou o contrato com 9,00% de desconto, em um leilão na B3 (Bolsa de valores) em São Paulo e terá validade inicial para 30 anos com valor estimado em R$ 3 bilhões.
Escolhido pela Prefeitura Municipal de Franca o modelo de processo foi considerado mais moderno, prático e econômico para o município. Modelo este que já é adotado em outras cidades do mundo.
Além de toda Frota ser nova, será feito um maciço investimento em tecnologia da informação, central de dados que fornecerá em tempo real para população e prefeitura informações sobre os serviços prestados.
Buscando constantemente mitigar os impactos do trânsito na emissão de ruidose na emissão de CO2. Além do aumento da gestão em educação ambiental e atendimento constante ao usuário.
O objetivo do projeto é aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados à população de Franca/SP por meio de contrato de PPP. O desempenho do parceiro privado avaliado durante todo o prazo do contrato por indicadores de desempenho refletidos em sua remuneração. Há benefícios especialmente no tratamento dos resíduos sólidos gerados no Município de Franca, prevendo o Projeto a implantação e operação de Central de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos com redução progressiva dos rejeitos destinados a aterro sanitário, em atendimento às disposições da Lei Federal nº 12.305/2010.
A Central de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB), que é caracterizado pelo elevado potencial que sua tecnologia apresenta na recuperação para reciclagem de diversos materiais que compõem os resíduos urbanos, contará com os seguintes serviços:
✓ Serviços integrados de coleta de resíduos sólidos domiciliares;
✓ Coleta de Resíduos Recicláveis - Coleta Seletiva;
✓ Coleta de Resíduos Sólidos em Locais de Difícil Acesso e Áreas Rurais;
✓ Coleta e Transporte de Inservíveis;
✓ Limpeza, Coleta e Transporte de Resíduos em Pontos Viciados;
✓ Recebimento dos Resíduos Públicos Urbanos;
✓ Implantação e Operação de Ecopontos;
✓ Monitoramento do Aterro Municipal Professor Ivan Vieira;
✓ Implantação de Unidade de Compostagem da Rota Verde;
✓ Implantação e Operação de Central de Tratamento Mecânico e Biológico;
✓ Destinação Final Ambientalmente Adequada dos Resíduos;
✓ Manutenção e Conservação de Áreas Verdes;
✓ Limpeza e Lavagem de Feiras Livres.
A concessão empregará cerca de 500 pessoas diretamente e mais 1500 indiretamente. Trata-se do primeiro contrato estruturado do interior paulista que deixará Franca como a cidade mais desenvolvida em relação a tratamento de resíduos e cuidados com meio ambiente.
Haverá cerca de R$ 1,2 bilhão de investimento para a cidade em equipamentos e estruturação de um app de monitoramento e fiscalização dos serviços além da central de tratamento biológica e mecânica com tecnologia europeia considerada a mais eficiente do mundo em recuperação de materiais para reciclagem e CDR (combustível derivado de resíduos) para uso posterior como biomassa na geração de energia. O combustível derivado de resíduo (CDR) é o tratamento de resíduos com alto valor calorífico que serão usados para alimentar fornos industriais, como o da indústria cimenteira, de cal ou biomassa.
Os trabalhos deverão ter início em torno de 90 dias após assinatura do contrato.
Fotos: Presidente do Grupo Esse batendo o martelo na B3. (Crédito: Cauê Diniz/Divulgação B3)